Quão resistentes são as próteses de silicone?
Conheça mais detalhes sobre a segurança das próteses
A mamoplastia com próteses de silicone é uma das cirurgias plásticas mais populares em todo mundo. Milhares de mulheres estão procurando pelos implantes como uma forma de manter um bom contorno corporal, com aspecto natural e elegante.
Por isso, separei algumas perguntas que recebo diariamente sobre os implantes:
Do que são feitos os implantes?
Atualmente, os implantes são preenchidos com um gel de silicone de alta coesividade e envolvidos por uma membrana de elastômero, capaz de suportar grandes impactos e ainda assim, garantir um toque natural.
Implantes de Silicone x Salino
A mamoplastia com a utilização de implantes salinos não é muito praticada no Brasil. Existem algumas complicações associadas a esse tipo de implante, como maior possibilidade contratura capsular, efeito rippling e rompimentos.
As próteses de silicone atuais oferecem opções de modelos e tamanhos que se adequam perfeitamente ao contorno corporal com segurança. Ademais, o efeito final do implante de silicone é perceptivelmente mais firme e natural.
Como é uma prótese de silicone?
As próteses mamárias possuem diversos formatos (anatômica, redonda, cônica), tamanhos, perfis e graus de firmeza diferentes.
Durante a consulta de avaliação, o cirurgião plástico é capaz de identificar quais opções podem garantir um bom resultado final de acordo com as preferências do paciente, e a análise de prós e contras de cada opção.
Quanto tempo duram as próteses?
A duração dos implantes pode depender de muitos fatores, como a reação do organismo, por exemplo.
Em 2011 a Food and Drug Administration (FDA) – Agência reguladora de alimentos e medicamentos do EUA, divulgou um relatório sobre a segurança dos implantes mamários.
De acordo com o documento, 1 em cada 5 pacientes que passaram pelo aumento das mamas com próteses, precisou de algum tipo de procedimento de revisão após 10 anos da cirurgia. Isso significa que 20% das pacientes precisaram de uma nova cirurgia nas mamas por conta de contratura capsular ou ruptura do implante.
No entanto, também é importante mencionar que 80% das pacientes avaliadas não apresentaram qualquer problema com as próteses, e portanto, não precisaram de novos procedimentos.
Por conta desse estudo, muitas pessoas passaram a entender que a troca das próteses deveria ocorrer após 10 anos, o que não é uma regra. Os implantes atuais são mais modernos do que os analisados na época, além contarem com nova tecnologia.
Mesmo assim, as próteses não possuem uma data de validade definida, mas recomenda-se o acompanhamento médico anual assistido com exames como Ultrassom, Mamografia e, em alguns casos, Ressonância Magnética.
Esse acompanhamento é capaz de assegurar a estabilidade dos implantes.
Quão resistentes são os implantes?
As próteses de silicone atuais têm se mostrado surpreendentemente resistentes a grandes impactos, rupturas e vazamentos.
Prova disso, são os recentes testes que comprovaram a capacidade da prótese de se manter intacta e sem alterações no formato mesmo com um corte na membrana de elastômero (cápsula de proteção que envolve o implante).
Veja o vídeo abaixo produzido pelo Dr. Shahram Salemy de Seattle, EUA, em que demonstra a estabilidade da forma de uma prótese:
Como saber se as próteses de silicone são uma boa opção para mim?
Toda e qualquer intervenção estética deve ser feita com o único objetivo da satisfação pessoal, afinal, cada indivíduo é único.
Se a paciente acredita que os implantes mamários são uma opção atraente, é altamente recomendável que procure um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para que possa discutir suas necessidades, desejos e preferências com um especialista.
Um cirurgião plástico qualificado pode aconselhar sobre o modelo ideal de implante, e, juntamente com a paciente, decidirem sobre a melhor escolha.
Mamoplastia de Aumento pode causar impacto na autoestima
Para muitas mulheres, a cirurgia de aumento das mamas com próteses de silicone pode ser uma excelente maneira de conquistar o contorno corporal dos sonhos, mas também de reforçar a autoestima e a autoconfiança.
Algumas vezes, mesmo com dieta, exercícios e um estilo de vida saudável, o corpo pode não reagir da forma esperada e acabar por não refletir a personalidade da pessoa. Quando isso ocorre, é possível recorrer a um cirurgião qualificado, capaz de promover certos ajustes que farão com que a paciente se sinta mais confortável com seu corpo, e fique mais à vontade consigo mesma.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!