Posso harmonizar meu rosto através da Mentoplastia?
Conheça a Mentoplastia e saiba em quais casos é possível utilizá-la
O Brasil ocupa a segunda colocação no ranking mundial de cirurgias plásticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Nariz, abdômen, implantes de silicone, e muitos outros procedimentos são procurados todos os dias nos consultórios. Assim como a Mentoplastia.
Nosso padrão de beleza tende a reconhecer como belo um rosto angulado e com queixo bem definido. Quando essa estrutura apresenta projeção exagerada ou retração, gera insatisfação e interfere na autoestima. A mentoplastia é uma cirurgia plástica que pode proporcionar harmonia na região.
Esse procedimento é usado para corrigir imperfeições no queixo, tratando do formato do mento. Por meio dele é viável o aumento ou a redução do queixo.
Além de ser uma opção funcional, que ajuda no bem-estar do paciente, o procedimento também pode ter cunho apenas estético – por exemplo, um homem que deseja ficar com o queixo mais “quadrado”.
O que é mentoplastia?
Mento é o nome científico dado ao queixo. A mentoplastia é um procedimento estético que visa corrigir o posicionamento dessa região, pode ser feita através do uso de próteses de silicone ou de polietileno poroso, ou através do avanço ou retração da parte óssea.
Além da cirurgia, é possível aumentar a projeção e tamanho do mento através do preenchimento com o ácido hialurônico no consultório.
Quando a cirurgia de mentoplastia é indicada?
Existem diversas situações para as quais a mentoplastia é indicada, mas em todos os casos o objetivo é torná-lo mais equilibrado ao restante da face. É preciso realizar uma avaliação detalhada com o especialista em cirurgia plástica antes de se submeter à mentoplastia.
A retração do queixo encurta o pescoço no sentido ântero posterior e causa perda da linha de definição da mandíbula, aumentando a área da papada, prejudicando o contorno facial.
Na consulta, será realizada uma análise do queixo e sua relação com as demais estruturas da face para então, o cirurgião plástico indicar a cirurgia.
A avaliação do especialista é fundamental para saber quais serão os procedimentos necessários para a cirurgia plástica de mentoplastia, como, por exemplo, se será indicada uma remodelação do osso, assim como se há a necessidade de associar a técnica a outros procedimentos.
Há uma relação entre o nariz e o mento na harmonia da face, portanto, em alguns casos, é necessário fazer uma associação entre a Mentoplastia e a Rinoplastia, numa operação também conhecida como Perfiloplastia, para que o resultado seja mais satisfatório.
Como a cirurgia de mentoplastia é realizada?
A mentoplastia de aumento, que pode ser realizada por meio da inclusão de próteses (silicone, polietileno), avanço da estrutura óssea ou enxerto de tecido adiposo, é necessário realizar uma incisão (corte) na região inferior do queixo ou internamente na boca.
Quando a conduta inclui a remodelação ou reposicionamento do osso, como ocorre para os casos de mentoplastia redutora, é necessário adequar o formato do osso e fixa-lo na posição ideal através de mini-placas e parafusos de titânio. Essa técnica, que inclui alterações na estrutura óssea do paciente, é considerada mais invasiva, porém, mais definitiva.
Embora seja comumente procurada para fins estéticos, a Mentoplastia pode ser indicada para a melhora de alterações respiratórias, por exemplo, no tratamento da apneia.
A importância do mento para harmonia facial
A região do queixo é de extrema importância para a harmonia facial. Algumas pessoas apresentam deformidades ou alterações anatômicas que afetam a estética e as funções do organismo que dependem dessa estrutura, como fala, mastigação e respiração. Nestes casos, a mentoplastia é muito bem indicada.
A harmonização facial ganhou fama com a popularização do preenchimento com ácido hialurônico, que pode ser aplicado para melhorar a aparência da região do mento (queixo). Seu resultado não é definitivo e a substância é absorvida pelo corpo em cerca de 12 a 18 meses, com baixo índice de reações adversas.
Explico a técnica de Harmonização Facial em mais detalhes nesse artigo, clique aqui para ler.
É importante ressaltar que nada substitui a avaliação de um cirurgião plástico especialista, capaz de confirmar o diagnóstico e o tratamento mais adequado.
Caso esteja considerando optar pela cirurgia plástica do queixo, converse com um cirurgião plástico de confiança.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!