Estética masculina: cresce o número de homens na procura por procedimentos estéticos
Cada vez mais cresce a procura por procedimentos estéticos para homens
Segundo uma estimativa desenvolvida pela Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos (BAAPS) no Reino Unido, em 2016, o número de homens que decidiram se submeter a cirurgias plásticas subiu mais 110% desde 2000. Apesar da estimativa, o número real deve ser ainda maior já que muitas cirurgias são realizadas sem conhecimento da Associação, que representa apenas uma fração dos profissionais da área no Reino Unido.
O procedimento mais realizado é Ginecomastia (correção do excesso de tecido mamário/gorduroso da região das mamas). Outro procedimento popular é a Rinoplastia masculina.
Rejuvenescimento
O envelhecimento natural também está preocupando cada vez mais os pacientes masculinos, que passaram a procurar por procedimentos como o Lifting Facial e a Blefaroplastia afim de melhorarem os aspectos faciais do envelhecimento.
Entre os idosos, a Blefaroplastia é o procedimento mais comum, inclusive por chegar a atrapalhar a visão e interferir na qualidade de vida do paciente.
Mudança de paradigmas
A Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS) sugeriu que o aumento da cirurgia plástica foi, em parte, impulsionado por homens que estão afastando-se do perfil masculino robusto ou “lumbersexual”, como foi classificado (um estilo masculino que remete a aparência de um lenhador). Esses homens estão buscando, cada vez mais, melhorar a aparência física e estão cuidando do próprio corpo.
Segundo o consultor da BAAPS, Rajiv Grover:
“Talvez esteja ocorrendo o declínio do ‘hiper-masculino’, o que dá lugar a uma forma mais acentuada e fina, influenciando os homens. Certamente, também temos a impressão de que ambos os sexos sentem-se encorajados pelas celebridades que começaram a admitir a ajuda cirúrgica que receberam”.
No Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por procedimentos cirúrgicos masculino quadruplicou em 5 anos, passando de 72 mil para 276 mil ano.
Aqui, as cirurgias plásticas masculinas mais realizadas são:
- Ginecomastia
- Blefaroplastia
- Rinoplastia
- Lipoaspiração
- Implante Capilar
- Otoplastia
- Abdominoplastia
Qual a diferença entre cirurgia plástica feminina e masculina?
As estruturas corporais masculinas e femininas são bastante distintas, e devem ser consideradas diante de uma intervenção cirúrgica.
No caso de uma cirurgia facial, por exemplo, a pele masculina apresenta espessura e irrigação maior que a feminina, além da barba – inexistente no público feminino. Ao planejar a cirurgia facial, o cirurgião analisa fatores como a forma do cabelo, implantação, pêlos da costeleta, tamanho da testa, extensão da barba, flacidez facial, entre outros.
Os procedimentos faciais para homens e mulheres exigem que as características de cada gênero sejam respeitadas, afinal, um nariz afilado e arrebitado pode até ser bonito para o público feminino, mas talvez seja desagradável para os homens.
Cuidados Especiais
O público masculino em geral possui queixas mais objetivas, e apesar das tendências, parecem mais decididos.
Do ponto de vista cirúrgico, as cirurgias masculinas e femininas partem basicamente da mesma prerrogativa, porém, exigem técnicas e abordagens diferentes conforme suas características faciais e corporais.
Independente do procedimento, a cirurgia plástica deve ser realizada por profissionais experientes e devidamente capacitados. É muito importante seguir todas as recomendações do especialista para evitar complicações.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!