Como melhorar o contorno da mandíbula?
Em qualquer idade, um contorno mandibular bem definido pode fazer bastante diferença na imagem e na autoestima do paciente.
Muitas vezes associamos a mandíbula mais delineada e definida a um aspecto mais saudável, fitness e jovial. Em qualquer idade, um contorno mandibular bem definido pode fazer bastante diferença na imagem e na autoestima do paciente e muitas técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas foram desenvolvidas para ajudar nesse objetivo.
Por que minha mandíbula não aparece?
Alguns fatores estão relacionados à falta de contorno da mandíbula como: formato do rosto e a própria estrutura óssea do indivíduo, flacidez de pele, excesso de gordura no pescoço, alterações nos dentes.
O envelhecimento facial é resultado da atrofia da gordura e da perda de volume por reabsorção óssea e descida tecidual.
Mulheres com uma linha da mandíbula bem definida, com separação demarcada entre o rosto e o pescoço são consideradas mais atraentes, com aparência mais jovem e apresentam rostos mais marcantes e definidos.
Outras características do perfil também são importantes para a harmonia facial, como projeção do mento, nariz e maxila. O conjunto dessas proporções são chamadas de perfiloplastia e direcionam tratamentos estéticos.
Quando há alguma alteração nesses fatores, é possível que a mandíbula não aparente uma boa definição e não “apareça”.
Harmonização facial
Antes de iniciar uma linha de tratamento mais ou menos invasiva, é preciso fazer uma avaliação com um especialista.
O profissional é capaz diagnosticar corretamente a condição, além de conseguir determinar suas causas através de exames apropriados.
Maior definição da linha mandibular pode ser obtida através de intervenção cirúrgica, aplicação de enzimas como o Ácido Desoxicólico, da Criolipólise, Bioestimuladores, Preenchimento com Ácido Hialurônico, Ultrassom Microfocado, entre outros.
Preenchimento facial
Alguns pacientes nascem com a linha da mandíbula pouco definida, ou com o tempo sofrem perda óssea que causa um aspecto menor ao queixo, perdendo a aparência de queixo mais incisivo.
O preenchimento com ácido hialurônico na linha da mandíbula serve para dar contorno aos traços que criam os limites entre mandíbula e pescoço, deixando-os mais evidentes e realçados.
Já o preenchimento no queixo permite trabalhar sua forma, podendo deixá-lo mais arredondado ou mais alongado, e melhorar sua projeção frontal.
Tanto o preenchimento de mandíbula como o preenchimento de queixo melhoram assimetrias e imperfeições ósseas, de forma minimamente invasiva e praticamente indolor.
Famosos como Brad Pitt, Tom Cruise, Angelina Jolie, Megan Fox e muitos outros são adeptos dessa técnica.
O Ácido Hialurônico é uma excelente opção de preenchimento, pois é biocompatível com o organismo e o seu efeito é imediato. É possível reforçar os traços que já são evidentes e bonitos e deixá-los ainda mais belos ou mesmo criar os traços da mandíbula e queixo quando estes não estão evidentes.
Preenchedores como o ácido hialurônico em diferentes concentrações, podem refazer, revitalizar e redefinir toda a área da mandíbula e do queixo, num procedimento com duração de até 45 minutos. Os resultados são imediatos e o tempo de inatividade é mínimo.
Saiba mais sobre a aplicação de ácido hialurônico nesse artigo.
Considerações para harmonizar a parte inferior da face
A aplicação precisa do preenchimento na região mandibular e no queixo pode recriar uma aparência esteticamente jovem e estruturada.
No entanto, ao considerar os tratamentos do terço inferior também é necessário considerar a estruturação dos terços superior e médio da face, quanto mais estruturada a face no terço superior e, principalmente, no terço médio, menos peso para o terço inferior. Nesse caso, as principais áreas a serem consideradas são as têmporas, bochechas e regiões pré-auriculares.
É importante recriar os contornos angulares à medida que a face transita inferiormente do queixo ao pescoço. Em contraste com a face média, onde as transições suaves contribuem para o ideal estético, a linha da mandíbula deve demonstrar transições relativamente agudas e angulares para o pescoço, uma vez que a mandíbula definida enquadra o terço inferior da face.
Para criar essa aparência, é preciso utilizar o preenchimento de forma a acentuar as angulações desejadas e o sombreamento.
Toxina Botulínica
Associada ao preenchimento facial, técnicas avançadas de aplicação de toxina botulínica podem ser utilizadas para reduzir a tração das fibras musculares do pescoço, conhecidas como bandas platismais. O músculo superficial do pescoço é o platisma, a ação dele é causar uma tração para baixo e, fazendo a toxina botulínica na linha da mandíbula, paralisa a ação do plastima, amenizando essa tração para baixo da face e melhorando o contorno da mandíbula. Este é um procedimento tranquilo e indolor, com duração média de 30 minutos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!