Além de um procedimento estético, Abdominoplastia pode diminuir dor nas costas e incontinência urinária

No caso do pós parto, além de restaurar a boa forma do abdômen a cirurgia de Abdominoplastia com reparo muscular pode beneficiar pacientes com sintomas de dores nas costas e incontinência urinária.

BENEFÍCIOS FUNCIONAS DRA ABDOMINOPLASTIA - Dra. Tatiana Abdala SALVADOR/BAHIA

De acordo com um estudo divulgado em Março de 2018 pela revista médica Plastic and Reconstructive Surgery, o procedimento beneficiou uma série de pacientes com sintomas comuns do pós parto.

Embora a Abdominoplastia seja considerada muitas vezes como um procedimento estético, ela apresenta uma série de benefícios funcionais. Os seus efeitos refletiram em benefícios para duas das queixas mais comuns do pós parto. Segundo a recente pesquisa: “A Abdominoplastia possui um benefício funcional comprovado, bem como um benefício estético, comenta o autor principal, Dr. Alastair Taylor, da Clínica The CAPS em Deakin, Austrália.

A Abdominoplastia atenua sintomas comuns do pós parto

O estudo acompanhou 214 mulheres em 9 centros de cirurgia plástica na Austrália, todas foram submetidas a Abdominoplastia com reparo dos sculos abdominais. Muitas das pacientes procuraram o procedimento para restaurar a forma e a aparência do abdômen após a gestação. A idade média entre as pacientes foi de 42 anos, com uma média de 2,5 partos.

Para a análise, as mulheres preencheram questionários antes e depois da cirurgia, classificando seus índices de dor nas costas e incontinência urinária: dois problemas comuns após a gravidez.

Nos questionários pré-operatórios, cerca de 51% das mulheres apresentavam queixa moderada a severa de dor nas costas, enquanto que a incontinência urinária era uma “preocupação significativa para 42,5% das participantes.

A Abdominoplastia atenua sintomas comuns do pós parto - Dra. Tatiana Abdala SALVADOR/BAHIA

Nos questionários de acompanhamento realizados após 6 semanas e novamente após 6 meses, os índices mostraram melhora significativa para os dois sintomas. Aos seis meses, apenas 9% das pacientes ainda apresentavam dores moderadas nas costas. Já a incontinência urinária persistiu como um problema significante em menos de 2% das mulheres avaliadas.

O índice de dor nas costas continuou melhorando entre 6 semanas e 6 meses após a Abdominoplastia, enquanto que a melhora da incontinência urinária aconteceu até a 6ª semana.

As mulheres foram submetidas a diferentes técnicas de Abdominoplastia, e independe da técnica utilizada, a melhora dos sintomas ocorreu de forma semelhante.

A Abdominoplastia é o terceiro procedimento cirúrgico estético mais realizado no Brasil, atrás apenas da Mamoplastia de Aumento e da Lipoaspiração, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2016. E muitas vezes, é procurada justamente para restaurar a forma corporal anterior a gestação.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento leia: Abdominoplastia

Os resultados dessa pesquisa são consistentes com relatos anteriores de melhora dos sintomas. Esses benefícios funcionais podem resultar da restauração da força e da estabilidade da região abdominal e pélvica. A cirurgia, que inclui o reparo do sculo abdominal (diástase do reto), promove a recuperação da região afetada pela gestação.

GESTAÇÃO - Dra. Tatiana Abdala SALVADOR/BAHIA

“Ao reduzir os sintomas de dor nas costas e incontinência urinária, a Abdominoplastia com reparo do reto proporciona uma qualidade de vida melhor para as mulheres”, comenta Dr. Taylor. Ele acredita que os planos de saúde deveriam reconhecer os benefícios funcionais dessa intervenção cirúrgica.

Conforme mais pesquisas são realizadas e novos resultados chegam, é possível conscientizar e oferecer mais opções de tratamento para os pacientes.

Em caso de dúvidas, lembre-se sempre de consultar um Cirurgião Plástico recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Clique aqui para pesquisar.

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
0 respostas