Qual a idade certa para fazer um Lifting Facial?

Conheça quais são os fatores determinantes para a realização desse procedimento

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

Implantes de silicone ainda são uma grande sensação nos consultórios médicos, mas outros procedimentos como o Lifting Facial, por exemplo, estão ganhando cada vez mais popularidade. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Britânica de Cirurgia Plástica Estética.

De acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 14% nas buscas por esse procedimento, responsável por proporcionar um efetivo rejuvenescimento facial, conforme indica a publicação do periódico JAMA Facial Plastic Surgery.

Então, muitas pacientes me perguntam: Qual a idade ideal para fazer um Lifting Facial.

Quando fazer?

Esta cirurgia de rejuvenescimento, também conhecida por ritidoplastia, é mais comum em pacientes a partir dos 45 anos. No entanto, é necessária uma consulta de avaliação para determinar a indicação do procedimento.

O processo de envelhecimento natural ocasiona flacidez e excesso de pele na face e no pescoço. A pele perde elasticidade, os músculos enfraquecem e o efeito da gravidade “empurra” esse conjunto para baixo.

O excesso de flacidez nas pálpebras ocasiona dobras de pele. A região lateral do rosto, principalmente a linha da mandíbula, perde firmeza e contorno.

A rapidez com que esse processo acontece depende em grande parte dos genes, embora o tabagismo e a exposição solar desprotegida possam acelerar o processo.

O que é Lifting Facial?

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

A Ritidoplastia remove o excesso de pele da face, melhorando vincos profundos ao redor da boca e do nariz.

O procedimento também pode ajustar os tecidos subjacentes, além de poder ser realizado em associação com outros procedimentos para melhorar a aparência da testa, bochechas, sobrancelhas e pálpebras.

Essa técnica pode melhorar sinais visíveis do envelhecimento facial e no pescoço tais como:

  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
  • Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
  • Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;
  • Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Como é feita a cirurgia?

Dependendo do grau de mudança as opções de cirurgia de ritidoplastia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional muitas vezes começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. O tecido subjacente é reposicionado comumente nas camadas mais profundas da face e os músculos são elevados. Uma segunda incisão abaixo do queixo pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são usados para fechar as incisões.

Papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa muitas vezes na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo.

Cirurgia de lifting facial pode levar de 2 a 5 horas, e o paciente geralmente pode retornar para casa no dia seguinte à cirurgia.

As incisões são fechadas com suturas. Um dreno pode ser colocado sob a pele atrás da orelha por um ou dois dias, para remover excesso de sangue e fluidos.

Uma vez cicatrizada, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e da orelha.

Os resultados do facelift aparecem com a diminuição do inchaço e dos hematomas. O resultado final não só restaura a aparência, deixando-a mais jovem e descansada, mas também pode ajudar na recuperação da autoestima.

Novas técnicas cirúrgicas

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

Novos métodos estão sendo continuamente desenvolvidos para melhorar os procedimentos estéticos. Muitos desses procedimentos pretendem tornar a recuperação mais rápida e fácil, e incluem frequentemente pequenas modificações no procedimento tradicional de Lifting Facial.

O tratamento endoscópico pode ser utilizado para Lifting Facial e das sobrancelhas. Esse tipo de procedimento utiliza pequenas câmeras inseridas através de incisões menores, o que se traduz em menor trauma aos tecidos e um período de recuperação menor.

A pele da testa pode ser elevada através de pequenas incisões na linha do cabelo, e então suspensa e fixada aos tecidos mais profundos para evitar maior flacidez.

A lipoaspiração pode remover depósitos de gordura localizada no rosto, geralmente entre o queixo e o pescoço. Isso pode ser feito como parte do Lifting Facial ou isoladamente.

Vale a pena?

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

O Lifting Facial visa criar uma aparência mais suave e mais jovem.

O procedimento:

  • Remove e ajusta a pele flácida
  • Levanta os cantos da boca
  • Reduz os vincos entre as bochechas e os lábios
  • As incisões na frente e atrás da orelha geralmente não são perceptíveis.

No entanto, pode haver algumas desvantagens.

O procedimento não dura para sempre.

Pesquisas sugerem que, cinco anos e meio após a cirurgia, 21% dos Lifitings Faciais recaem, mas 76% dos pacientes ainda parecem mais jovens do que antes da operação.

Se muita pele for removida, o rosto pode parecer esticado para trás.

Para obter os melhores resultados, o paciente pode precisar de procedimentos adicionais, como o rejuvenescimento de colo e pescoço, cirurgia de pálpebras, lipoaspiração, lipoenxertia, bichectomia, lifting frontal, lifting de sobrancelha, peelings químicos, entre outros tratamentos muito eficientes em restaurar o viço e a beleza da pele.

É importante que o paciente busque sempre por um cirurgião especializado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a fim de obter um resultado mais seguro e eficiente.

Saiba mais sobre o Lifting Facial e conheça mais tratamentos de rejuvenescimento facial nesta página.

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário