Posso engravidar após a Abdominoplastia?

Conheça as recomendações e consequências de
uma gravidez após a abdominoplastia

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

Apesar de uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas, muitas pacientes não conseguem eliminar a gordura localizada que muitas vezes fica ao redor do abdômen. As mães, em particular, muitas vezes se encontram nessa situação após uma ou múltiplas gestações. Felizmente, existem muitas opções disponíveis para ajudá-las a recuperar o contorno corporal, como, por exemplo, a lipoaspiração e a abdominoplastia.

O que é Abdominoplastia?

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico no qual o excesso de pele é removido e os músculos enfraquecidos ao longo do tempo são reparados, proporcionando ao paciente um contorno corporal mais harmônico e um abdômen mais liso.

De acordo com um estudo divulgado em março de 2018 pela revista médica Plastic and Reconstructive Surgery, no caso das mamães o procedimento beneficiou uma série de pacientes com sintomas comuns do pós-parto, como dor nas costas e incontinência urinária. Saiba mais sobre esse estudo aqui.

Saiba mais sobre a Abdominoplastia nesse artigo.

Engravidar após a Abdominoplastia

Mas o que acontece quando uma mulher engravida após a cirurgia de abdominoplastia? Esta é uma questão muito presente durante as consultas e avaliações.

Não é recomendado que a paciente engravide após a cirurgia de abdominoplastia, pois, provavelmente, vai perder o resultado da cirurgia. No entanto, nem todas as gravidezes são planejadas, portanto, há sempre a possibilidade de um parto após a cirurgia de contorno corporal.

Do ponto de vista clínico, a cirurgia de abdominoplastia é um procedimento estético, e, portanto, não afeta a capacidade conceptiva da paciente. Uma mulher saudável que esteja em idade fértil deve ser capaz de engravidar com a mesma facilidade após a abdominoplastia, como faria antes da cirurgia.

Do ponto de vista estético, a gravidez após a abdominoplastia pode ter impactos negativos sobre os resultados do procedimento. Como a gestação envolve o ganho de peso e alongamento da pele abdominal, recomenda-se que as mulheres que planejam se submeter a procedimentos de contorno corporal como a abdominoplastia, aguardem até que terminem de construir suas famílias, a fim de permitir que a área abdominal permaneça intacta após a cirurgia.

Muitas mulheres que realizaram a cirurgia de abdominoplastia e posteriormente engravidaram não exibiram a “barriga de grávida” tão rapidamente. Este é provavelmente o resultado dos músculos abdominais e da pele mais justos obtidos com a cirurgia, e é perfeitamente natural.

Como o abdômen está completamente recuperado dentro de 4 a 6 meses após o procedimento, normalmente não há risco à saúde da mãe.

Embora não haja razões de segurança médica para evitar engravidar após uma abdominoplastia, não há uma maneira definitiva de garantir que os resultados do procedimento permaneçam intactos durante uma nova gravidez. Portanto, é uma boa ideia que as pacientes constituam suas famílias e tenham seus filhos previamente à cirurgia.

A maneira como a gravidez deve afetar o corpo da paciente em particular depende de vários fatores, como idade, elasticidade da pele e ganho de peso.

O que esperar da gravidez após a abdominoplastia?

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

Quando a gravidez acontece, é muito comum que as pacientes tenham dúvidas como: o que esperar? A cicatriz vai aumentar de tamanho? Pode haver complicações? É possível que os músculos do estômago e a pele distendam-se novamente? O bebê ficará bem?

Primeiramente, vale a pena notar que as mulheres respondem de maneiras diferentes a gestações e às cirurgias, bem como a abdominoplastia. Quando a paciente identifica a gravidez após a cirurgia plástica, é importante fazer uma avaliação com seu ginecologista-obstetra e o cirurgião plástico.

Como todas as gestações, é possível notar as seguintes alterações abdominais:

  • A barriga aumenta de tamanho.
  • Há ganho de peso.
  • A pele e os músculos abdominais distendem-se.

A pele abdominal excessivamente alongada durante a gravidez, após uma abdominoplastia, pode causar cicatrizes abdominais que eventualmente também se dispersam pelas laterais. Esta é uma ocorrência comum quando a gravidez ocorre logo após a cirurgia de abdominoplastia.

A cirurgia pode oferecer riscos ao bebê?

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA

Como já mencionei anteriormente, é melhor se submeter a qualquer forma de cirurgia de contorno corporal após a gravidez e o parto. No entanto, esse tipo de cirurgia dificilmente oferece riscos ao desenvolvimento do bebê ou a saúde da mãe.

No entanto, a gestação pode resultar em alterações indesejadas no corpo, e provavelmente seja necessário realizar uma cirurgia de revisão de abdominoplastia ou mini abdominoplastia para atingir os resultados anteriores ao parto.

Pacientes que engravidaram após a abdominoplastia devem prestar atenção e evitar ganhos substanciais de peso durante a gravidez. Assim, não evitarão somente o alongamento excessivo da pele abdominal, mas também ajudarão a evitar outros riscos à saúde, como diabetes gestacional, por exemplo.

Um ganho de peso modesto durante a gravidez também significa menor propensão a uma cirurgia de revisão.

É importante destacar que uma cirurgia estética deve ser feita no mínimo de 6 a 12 meses após o parto.

Em todos os casos, é necessário buscar um auxílio profissional e fazer uma avaliação com o cirurgião plástico para identificar as melhores abordagens e receber as melhores indicações.

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário