Por que existem tantas formas de Lipoaspiração? O que é Vibrolipo?

TIPOS DE LIPOASPIRAÇÃO

O termo Lipoaspiração já é bastante conhecido, no entanto, outros termos como Vibrolipo, Lipolaser e Mini Lipo, não são tão famosos, e podem gerar bastante dúvida.

Todos os nomes acima sugerem conexão com a Lipoaspiração, uma cirurgia plástica eficaz no tratamento de gordura localizada que insiste em aparecer mesmo após dietas e exercícios físicos.

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é um procedimento que remove a gordura localizada através da sucção feita por uma cânula simples, inserida por meio de incisão na região do tratamento.

A quebra de resistência da gordura é feita manualmente pelo cirurgião, que realiza um movimento de vaivém com o instrumento para coletar o material.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento, clique aqui.

Vibrolipo

A Vibrolipo, ou também conhecida como Vibrolipoaspiração, é uma técnica de lipoaspiração em que se utiliza um dispositivo (elétrico ou mecânico), para auxiliar no processo de retirada da gordura corporal.

É um procedimento muito semelhante à lipoaspiração tradicional, utiliza cânulas que têm um movimento vibratório e auxilia na quebra da gordura, removendo-a com mais facilidade e de forma menos traumática.

Dessa forma, além de movimentos mais delicados, o cirurgião ganhou maior conforto ao ter de fazer um esforço menor para movimentar a cânula durante a cirurgia.

O auxílio desse equipamento também é importante em casos de lipoaspiração secundária (quando o paciente já passou pelo procedimento anteriormente), em que o organismo pode formar regiões com fibroses, que dificultam a remoção da gordura.

Os principais benefícios da Vibrolipo são:

  • Menor quantidade de sangue
  • Menores inchaços e manchas roxas
  • Pós operatório mais tranquilo

A remoção de gordura localizada na região do abdômen é bastante popular, no entanto, a Vibrolipoaspiração também pode ser realizada para tratar:

  • Região dorsal
  • Lateral das mamas
  • Coxas
  • Braços
  • Pescoço

Lipoaspiração Ultrassônica e a Laser

Além da Vibrolipo, outros aparelhos mais recentes também foram desenvolvidos para o melhor tratamento do contorno corporal, entre eles a Lipoaspiração Ultrassônica e a Laser.

LIPOASPIRAÇÃO ULTRASSÔNICA

A Lipoaspiração Ultrassônica utiliza uma cânula que emite ondas ultrassônicas capazes de quebrar (liquefazer) a gordura, facilitando assim, sua remoção.

Já a Lipoaspiração a Laser utiliza a energia luminosa do laser Diodo para destruir células de gordura. A partir de um comprimento de onda específico, é possível emulsificar a gordura, o que favorece a lipoaspiração.

LIPOLASER

Ambos os procedimentos tornam inviáveis a utilização da gordura como enxerto de volume (lipoenxertia), pois destroem as células antes de sua retirada.

Qual é melhor?

Mesmo com a utilização desses dispositivos, é importante saber que bons resultados pós operatórios podem ser alcançados com a aplicação de qualquer técnica bem executada de lipoaspiração. Afinal, o uso desses instrumentos tem por objetivo facilitar a ação do profissional.

O fator mais importante para o sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico, continua sendo a habilidade do cirurgião plástico especialista. Por isso, a correta avaliação permitirá ao profissional indicar o melhor tratamento de acordo com o caso.

Mini Lipo e Lipolight

A Mini Lipo e a Lipolight são uma variante da Lipoaspiração tradicional geralmente indicadas por médicos não especialistas que visam realizá-las em ambientes não hospitalares, utilizando anestesia local.

São classificadas como “Lipoaspirações menores”, como justificativa para a execução em clínicas e centros de estéticas, além disso, o nome sofre alterações para fins de propaganda.

Esse tipo de cirurgia não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por apresentar muitos riscos à saúde, visto que não é realizado em ambiente adequado por um profissional capacitado.

Além disso, o procedimento também oferece maiores limitações técnicas e risco de irregularidades e assimetrias.

Lipo HD (High Definition) ou de Alta Definição

Essa opção de tratamento busca simular uma musculatura definida, atlética. Não só aspira as áreas de gordura localizada mas também exacerba saliências musculares.

Essa técnica possui resultados limitados, que estão mais propensos a assimetrias e irregularidades com posterior ganho de peso.

Considerações

Como é possível perceber, os procedimentos de Vibrolipo, Lipolaser e Lipoaspiração Ultrassônica, são uma variação da lipoaspiração tradicional, com pequenas alterações.

Já os procedimentos de Mini Lipo e Lipoligh, possuem nomenclaturas sensacionalistas que visam minimizar os riscos de uma lipoaspiração e buscam atrair pacientes desinformados. Não são procedimentos recomendados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois oferecem sérios riscos à saúde.

Todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em ambiente hospitalar, por cirurgiões plásticos certificados pela SBCP.

Para saber sobre Lipoaspiração ou passar por uma avaliação, entre em contato.

Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
Dra. Tatiana Abdala CIRURGIÃ PLÁSTICA EM SALVADOR - BAHIA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário