Desvendando 5 Mitos da Toxina Botulínica
Conheça os mitos sobre Toxina Botulínica, que muitos acreditam ser verdade
A medicina estética nunca foi tão comentada e discutida como é atualmente. Com cada vez mais informações, o público se mantem sempre atualizado das novas tendências e novidades, e por fim, algumas vezes se confunde e reproduz alguns mitos que como o próprio nome sugere, não são verdades.
Com a Toxina Botulínica não seria diferente. A substância é uma das mais importantes no campo de rejuvenescimento facial, chegando a ser comparada ao lifting cirúrgico – É a forma mais popular de redução de rugas faciais.
As rugas e linhas de expressão surgem de movimentos básicos do dia-a-dia: sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Quando acumuladas, as rugas podem fazer com que sua expressão fique mais séria, cansada e irritada. Como a Toxina é uma das opções mais rápidas e mais seguras de tratamento, tornou-se muito famosa principalmente pelas celebridades.
O que é a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, e sua ação é capaz de bloquear os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo e evitando que se contraia, o que diminui as rugas faciais indesejadas.
A Toxina Botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para ter resultados ainda melhores.
Como é feita a aplicação?
A aplicação pode parecer simples, mas é um procedimento técnico que requer experiência e deve ser realizado apenas por um profissional devidamente capacitado.
Na face existem 44 músculos que dão vida às nossas emoções, se manifestando conforme cada sinal nervoso é recebido. Por isso, é extremamente importante que o profissional identifique os pontos corretos em que devem ser feitas as aplicações, para que assim, apenas os músculos SERVIÇOres de rugas sejam enfraquecidos e as expressões faciais sejam preservadas.
5 Mitos sobre a Toxina Botulínica:
Como é um procedimento famoso que abre discussões por onde passa, é normal que muitos mitos sejam reproduzidos. Por isso, separamos os 5 mitos sobre a Toxina Botulínica:
“A aplicação deve ocorrer quando surgem as linhas de expressão”
Mito. A Toxina Botulínica auxilia no combate aos primeiros sinais de linhas, pois evita que o paciente faça certas expressões que contribuem para o surgimento das rugas.
Dessa maneira, além de suavizar as linhas, a Toxina Botulínica pode ser utilizada de forma preventiva, o que torna a aplicação mais efetiva a longo prazo.
“Parar a aplicação pode piorar o efeito das rugas“
Mito. Ao parar de realizar as aplicações, as linhas de expressão apenas voltarão ao estado em que estavam incialmente, já que o efeito de relaxamento dos músculos será interrompido.
Por isso, vale lembrar que os resultados do procedimento não são permanentes, e tem duração média de 3 a 4 meses.
“A aplicação não tem idade“
Mito. O uso estético da substância não é recomendado aos mais jovens, pois é incomum que aos 18 anos, por exemplo, o paciente apresente linhas de expressão residuais decorrentes da movimentação dos músculos faciais.
O ideal é que aos primeiros sinais ou durante o acompanhamento médico, o profissional analise o quadro e comece a considerar o começo das aplicações preventivas.
“A Toxina Botulínica funciona apenas para tratar rugas“
Mito. As aplicações da substância podem ter outras inúmeras finalidades. No caso da enxaqueca, por exemplo, o tratamento com Toxina Botulínica pode amenizar os sintomas devido a diminuição da tensão muscular.
Paciente que apresentam sudorese excessiva também podem ser beneficiados com o tratamento, pois a aplicação impede o funcionamento das glândulas sudoríparas.
“É um tratamento feminino“
Mito. Como já abordamos no texto “Estética masculina: cresce o número de homens na procura por procedimentos estéticos”, a população masculina está cada vez mais interessada em tratamentos estéticos, e os números refletem na quantidade de procedimento realizados, 276 mil ao ano.
Por isso, independente do gênero, o combate ao envelhecimento facial está disponível e é eficaz.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!